Autorretrato (1794)

O que um pintor francês pode nos contar sobre alguns dos momentos mais famosos da história?

Essa é a reflexão proposta neste recurso digital. Aqui você conhecerá mais sobre como Jaques-Louis David (1748-1822), artista que participou da Revolução Francesa, representou eventos marcantes da história que ele mesmo viveu.

Através da trajetória pessoal de David, é possível entender melhor todo o processo revolucionário. O artista, que começou sua carreira como membro da Academia Real, tornou-se um feroz revolucionário que votou pela decapitação do rei e foi amigo de revolucionários como Robespierre e Marat.

Com a aproximação do fim da Revolução, mais velho e cansado, adquiriu uma posição política mais moderada. De qualquer forma, após o golpe de Napoleão Bonaparte, David continuou sua íntima relação com a política ao se tornar o pintor oficial do imperador. Até o final de sua vida, em sua posição de artista influente, David contou com o imenso privilégio de poder escolher quem e o que iria imortalizar através de suas pinturas.

Este material foi criado especialmente para os estudantes de História do 8º ano do Colégio Santa Cruz. A ideia de apresentar a Revolução Francesa através dos quadros do David, assim como a pesquisa e a redação dos textos, partiu da educadora da Biblioteca, Beatriz Ruffino. O design e a programação foram desenvolvidos pela educadora da Editoração, Paola Nogueira. Por fim, a aplicação pedagógica desse recurso foi elaborada pelo professor de História, Mauricio Freitas, que será o responsável por apresentar todo esse conteúdo para você, aluno, em sala de aula.