O Colégio Santa Cruz tem 50 mil m² e 550 árvores catalogadas. Para mantê-lo sempre verde, saudável e bonito, a equipe de jardinagem cuida de aproximadamente 16 mil m² de área permeável. Atualmente, a escola conta com 93 salas de aula distribuídas em cinco prédios, um teatro para 500 pessoas e um anfiteatro para 150, além de salas de música, ateliês, campo de futebol oficial, dez quadras esportivas polivalentes, ginásio de esporte, biblioteca e uma horta. Para cuidar do espaço, há equipes de segurança, limpeza, jardinagem, manutenção e bombeiro, além de uma marcenaria, que executa pequenos objetos pedagógicos e realiza a manutenção dos móveis. Há também, no campus, quatro restaurantes, que servem 400 refeições por dia.
A área administrativa é responsável por preparar, com os cursos, o planejamento anual e as previsões orçamentárias, incluindo os investimentos necessários para a constante evolução da infraestrutura escolar, base para uma experiência pedagógica de alto nível.
O setor cuida da gestão diária e da otimização dos recursos do Colégio, sob a ótica constante da sustentabilidade. A área mantém contato com todas as frentes do Santa Cruz para entender as prioridades e oferecer suporte a educadores, alunos e suas famílias, parceiros institucionais e toda a comunidade escolar, além de apoiar a área pedagógica na realização de inúmeras atividades complementares e sociais.
Inaugurada em 2021, integra diferentes possibilidades de aprendizado com a cultura literária, de pesquisa e de criação. O prédio, que homenageia o Padre Charbonneau, um dos responsáveis pelo projeto pedagógico da escola, conta com salas de aula, de leitura e de estudo, tendo sido realizado pelo escritório de arquitetura Andrade Morettin. No acervo, estão mais de 35 mil livros, o que faz da biblioteca uma referência escolar, mas também um lugar de convivência, inspiração e formação de leitores, além de palco para eventos como as Noites Literárias, lançamentos, exposições e encontros com autores.
O papel do setor é comunicar o projeto pedagógico do Colégio, as atividades e o cotidiano no campus para estudantes, famílias, educadores, ex-alunos e público externo. Para isso, conta com diferentes canais de comunicação, como site, newsletter, canal do Youtube, redes sociais, publicações como o Livro do Ano, podcast, TVs internas, entre outros. É a área que cuida também da divulgação de eventos e celebrações e da relação com a imprensa.
Da sala de vidro no andar de cima da Biblioteca Padre Charbonneau saem os materiais criados pelos professores em conjunto com a Editoração. A equipe escolhe os formatos e os suportes mais adequados para cada proposta e cuida da disposição do texto e da identidade visual. Criado em 1996, o núcleo, com o nome de pré-gráfica, oferecia somente o serviço de impressão. Anos depois, chegou a Editoração, atuando na materialização, na concepção criativa e no formato dos projetos. Sites, livros e jornais digitais, além de apostilas físicas, são alguns dos projetos criados na área.
A equipe de enfermagem do Santa Cruz é composta por especialistas que dividem turnos das 7h às 22h, para prestar os primeiros socorros a alunos, educadores, famílias e frequentadores da escola. A enfermaria segue protocolos de saúde elaborados em parceria com a consultoria Escola Segura e auxilia a todos, podendo encaminhar ou não as pessoas para hospitais, quando necessário. A cada dois anos, os educadores administrativos e operacionais fazem o curso de primeiros socorros com a equipe de enfermagem, que também atua em campanhas de vacinação e outras voltadas para a promoção do bem-estar. Há sempre à disposição do time de enfermeiras uma ambulância UTI, acionada em casos de urgência.
A equipe cria pontes entre as universidades e o Colégio e trabalha com os estudantes e as suas famílias, acolhendo o desejo de estudo no exterior. A área também organiza encontros com representantes de universidades e eventos importantes e promove um ambiente aberto à troca de experiências entre alunos com os mesmos interesses. Além disso, informa, orienta e acompanha estudantes durante os processos de candidatura, mantendo relação próxima com os setores especializados de órgãos e universidades internacionais e com consultorias.
O Núcleo de Educação Digital (NED) atua para construir no Santa Cruz práticas escolares que, para além do uso de tecnologias, reconheçam a presença da cultura digital na vida contemporânea e formem os alunos para os melhores usos, como leitores ou como produtores de conteúdos. O currículo de cultura digital tem quatro eixos: fluência digital; cidadania digital; pesquisa e gestão da informação; e educação midiática. O NED conta com uma equipe diversa de especialistas em cidadania digital e em tecnologia da informação, além de pedagogos, psicopedagogos, jornalistas e designers, e pode ser integrado a projetos diversificados e atividades específicas do plano estudantil.
No Colégio, a criação do Núcleo de Práticas Inclusivas (NUPI), em 2015, é um marco. Trata-se de um setor de apoio, composto por educadoras especialistas em educação inclusiva e estagiários. O núcleo tem como foco o desenvolvimento de práticas que garantam a escola como um lugar de todos. Para isso, promove ações formativas, como palestras e rodas de conversa, com famílias e educadores das diferentes áreas, e atua junto aos cursos. O NUPI escuta os alunos e a equipe escolar, analisa o contexto e identifica as barreiras que dificultam o processo de escolarização. Com isso, procura mapear as melhores estratégias para o coletivo, tendo em vista a inclusão de todos. Além disso, contribui para a identificação dos objetivos específicos de aprendizagem.
A área de Recursos Humanos apoia os processos de gestão de pessoas da escola, como recrutamento e seleção, ações formativas e de desenvolvimento, carreira, remuneração e benefícios, além de promover a estrutura organizacional, o engajamento e a cultura institucional. Também é responsável pela área de enfermaria.
Um de seus mais importantes objetivos é entender as necessidades e os desafios da escola a curto e longo prazo, planejando ações e buscando soluções para oferecer um melhor ambiente de trabalho e um desenvolvimento contínuo para os educadores. Para isso, atua de forma muito próxima às áreas pedagógicas e de suporte.
A escola é reconhecida por sua excelência acadêmica, pelo corpo docente altamente qualificado e talentoso, pelos educadores que compartilham os valores humanistas do Colégio e têm grande orgulho em trabalhar aqui. Esse reconhecimento é fruto do investimento em nosso maior diferencial, aquilo que faz o Santa ser o Santa: as pessoas.
Faz o atendimento às famílias, esclarecendo dúvidas sobre matrículas e processos administrativos. No dia a dia, além de dar suporte ao diretor geral e à diretora pedagógica, cuidando das agendas e da logística de reuniões e palestras, também organiza arquivos e envia circulares.
De junho a outubro, as educadoras da “geral”, como chamamos na escola, são responsáveis pelo processo de ingresso de estudantes. Já de novembro a janeiro, o foco passa a ser a matrícula dos novos alunos e a rematrícula dos que já estudam no Santa. Quando os alunos finalizam a jornada aqui, é a secretaria geral que cuida do histórico escolar e do certificado de conclusão do curso.
As Secretarias de Curso comandam toda a parte administrativa de cada curso (da Educação Infantil aos Cursos Noturnos), como notas, atividades complementares e boletins de período. Prestam apoio às famílias e aos professores, orientadores e diretores. As equipes administram ainda o cotidiano do curso, fazendo a compra de materiais pedagógicos e organizando os horários, as circulares para as famílias e as atividades do dia. São responsáveis também pela logística das saídas pedagógicas, como visitas a museus e centros culturais, estudos do meio, e ainda pelos eventos, como as exposições de trabalhos dos estudantes, a Festa dos Esportes e os festivais de música.
A área é responsável por dar apoio ao processo das bolsas escolares oferecidas aos alunos dos Cursos Noturnos e do Projeto Ipê. Também atua para identificar as demandas dos estudantes, garantindo as condições necessárias para que permaneçam na escola. Oferece, ainda, suporte à Pastoral e à Ação Social em projetos e atividades, dedica-se a representar a escola em eventos filantrópicos e presta contas à Congregação de Santa Cruz, ao Ministério da Educação e à Defesa Civil.
Para o Santa Plural, programa de educação antirracista e ampliação da diversidade racial, realiza as entrevistas com as famílias candidatas à bolsa e a validação da documentação socioeconômica. Depois, participa da comissão do processo de seleção dos candidatos que se enquadram nos critérios e, com os alunos já matriculados, acompanha a manutenção anual de bolsa e seus subsídios (material, uniforme, oficinas, refeição).
O Teatro do Colégio Santa Cruz nasceu de um sonho antigo de seus fundadores. Inaugurado em 3 de setembro de 2002, o espaço cultural celebra a arte dramática, a música e as artes plásticas. Com uma equipe que cuida de sonoplastia, iluminação, limpeza e palco, o teatro mantém os holofotes acesos e as cortinas abertas para projetos pedagógicos, como a Mostra de Teatro, e para eventos internos e externos, como seminários, celebrações, formaturas, espetáculos e missas.
É responsável pela infraestrutura de rede e Wifi, telefonia, controle de acesso e circuito fechado de TV. A área cresceu muito ao longo dos anos. Só para se ter uma ideia, no começo da informatização, o Colégio contava com 12 computadores e internet de 128 KB. Hoje, possui mais de 4 mil dispositivos (entre celulares e notebooks) conectados à rede e internet de 1,5 GB. A área de TI funciona das 7h às 22h, oferecendo suporte para estudantes e educadores. Seus profissionais cuidam, diariamente, de 110 salas de aula, cerca de 700 chromebooks e notebooks e 42 máquinas presentes nos dois laboratórios de informática da escola.
No Santa, em suas diversas áreas profissionais, todos são educadores, em seus campos de atuação – na docência, na secretaria, na comunicação: acolhem, ensinam e aprendem individual e coletivamente. Com isso, participam do dia a dia da instituição, da infraestrutura e do desenvolvimento do ambiente, assim como do cotidiano dos estudantes e de toda a comunidade.
A área administrativa é responsável por preparar, com os cursos, o planejamento anual e as previsões orçamentárias, incluindo os investimentos necessários para a constante evolução da infraestrutura escolar, base para uma experiência pedagógica de alto nível.
O setor cuida da gestão diária e da otimização dos recursos do Colégio, sob a ótica constante da sustentabilidade. A área mantém contato com todas as frentes do Santa Cruz para entender as prioridades e oferecer suporte a educadores, alunos e suas famílias, parceiros institucionais e toda a comunidade escolar, além de apoiar a área pedagógica na realização de inúmeras atividades complementares e sociais.
Inaugurada em 2021, integra diferentes possibilidades de aprendizado com a cultura literária, de pesquisa e de criação. O prédio, que homenageia o Padre Charbonneau, um dos responsáveis pelo projeto pedagógico da escola, conta com salas de aula, de leitura e de estudo, tendo sido realizado pelo escritório de arquitetura Andrade Morettin. No acervo, estão mais de 35 mil livros, o que faz da biblioteca uma referência escolar, mas também um lugar de convivência, inspiração e formação de leitores, além de palco para eventos como as Noites Literárias, lançamentos, exposições e encontros com autores.
O papel do setor é comunicar o projeto pedagógico do Colégio, as atividades e o cotidiano no campus para estudantes, famílias, educadores, ex-alunos e público externo. Para isso, conta com diferentes canais de comunicação, como site, newsletter, canal do Youtube, redes sociais, publicações como o Livro do Ano, podcast, TVs internas, entre outros. É a área que cuida também da divulgação de eventos e celebrações e da relação com a imprensa.
Da sala de vidro no andar de cima da Biblioteca Padre Charbonneau saem os materiais criados pelos professores em conjunto com a Editoração. A equipe escolhe os formatos e os suportes mais adequados para cada proposta e cuida da disposição do texto e da identidade visual. Criado em 1996, o núcleo, com o nome de pré-gráfica, oferecia somente o serviço de impressão. Anos depois, chegou a Editoração, atuando na materialização, na concepção criativa e no formato dos projetos. Sites, livros e jornais digitais, além de apostilas físicas, são alguns dos projetos criados na área.
A equipe de enfermagem do Santa Cruz é composta por especialistas que dividem turnos das 7h às 22h, para prestar os primeiros socorros a alunos, educadores, famílias e frequentadores da escola. A enfermaria segue protocolos de saúde elaborados em parceria com a consultoria Escola Segura e auxilia a todos, podendo encaminhar ou não as pessoas para hospitais, quando necessário. A cada dois anos, os educadores administrativos e operacionais fazem o curso de primeiros socorros com a equipe de enfermagem, que também atua em campanhas de vacinação e outras voltadas para a promoção do bem-estar. Há sempre à disposição do time de enfermeiras uma ambulância UTI, acionada em casos de urgência.
A equipe cria pontes entre as universidades e o Colégio e trabalha com os estudantes e as suas famílias, acolhendo o desejo de estudo no exterior. A área também organiza encontros com representantes de universidades e eventos importantes e promove um ambiente aberto à troca de experiências entre alunos com os mesmos interesses. Além disso, informa, orienta e acompanha estudantes durante os processos de candidatura, mantendo relação próxima com os setores especializados de órgãos e universidades internacionais e com consultorias.
O Núcleo de Educação Digital (NED) atua para construir no Santa Cruz práticas escolares que, para além do uso de tecnologias, reconheçam a presença da cultura digital na vida contemporânea e formem os alunos para os melhores usos, como leitores ou como produtores de conteúdos. O currículo de cultura digital tem quatro eixos: fluência digital; cidadania digital; pesquisa e gestão da informação; e educação midiática. O NED conta com uma equipe diversa de especialistas em cidadania digital e em tecnologia da informação, além de pedagogos, psicopedagogos, jornalistas e designers, e pode ser integrado a projetos diversificados e atividades específicas do plano estudantil.
No Colégio, a criação do Núcleo de Práticas Inclusivas (NUPI), em 2015, é um marco. Trata-se de um setor de apoio, composto por educadoras especialistas em educação inclusiva e estagiários. O núcleo tem como foco o desenvolvimento de práticas que garantam a escola como um lugar de todos. Para isso, promove ações formativas, como palestras e rodas de conversa, com famílias e educadores das diferentes áreas, e atua junto aos cursos. O NUPI escuta os alunos e a equipe escolar, analisa o contexto e identifica as barreiras que dificultam o processo de escolarização. Com isso, procura mapear as melhores estratégias para o coletivo, tendo em vista a inclusão de todos. Além disso, contribui para a identificação dos objetivos específicos de aprendizagem.
A área de Recursos Humanos apoia os processos de gestão de pessoas da escola, como recrutamento e seleção, ações formativas e de desenvolvimento, carreira, remuneração e benefícios, além de promover a estrutura organizacional, o engajamento e a cultura institucional. Também é responsável pela área de enfermaria.
Um de seus mais importantes objetivos é entender as necessidades e os desafios da escola a curto e longo prazo, planejando ações e buscando soluções para oferecer um melhor ambiente de trabalho e um desenvolvimento contínuo para os educadores. Para isso, atua de forma muito próxima às áreas pedagógicas e de suporte.
A escola é reconhecida por sua excelência acadêmica, pelo corpo docente altamente qualificado e talentoso, pelos educadores que compartilham os valores humanistas do Colégio e têm grande orgulho em trabalhar aqui. Esse reconhecimento é fruto do investimento em nosso maior diferencial, aquilo que faz o Santa ser o Santa: as pessoas.
Faz o atendimento às famílias, esclarecendo dúvidas sobre matrículas e processos administrativos. No dia a dia, além de dar suporte ao diretor geral e à diretora pedagógica, cuidando das agendas e da logística de reuniões e palestras, também organiza arquivos e envia circulares.
De junho a outubro, as educadoras da “geral”, como chamamos na escola, são responsáveis pelo processo de ingresso de estudantes. Já de novembro a janeiro, o foco passa a ser a matrícula dos novos alunos e a rematrícula dos que já estudam no Santa. Quando os alunos finalizam a jornada aqui, é a secretaria geral que cuida do histórico escolar e do certificado de conclusão do curso.
As Secretarias de Curso comandam toda a parte administrativa de cada curso (da Educação Infantil aos Cursos Noturnos), como notas, atividades complementares e boletins de período. Prestam apoio às famílias e aos professores, orientadores e diretores. As equipes administram ainda o cotidiano do curso, fazendo a compra de materiais pedagógicos e organizando os horários, as circulares para as famílias e as atividades do dia. São responsáveis também pela logística das saídas pedagógicas, como visitas a museus e centros culturais, estudos do meio, e ainda pelos eventos, como as exposições de trabalhos dos estudantes, a Festa dos Esportes e os festivais de música.
A área é responsável por dar apoio ao processo das bolsas escolares oferecidas aos alunos dos Cursos Noturnos e do Projeto Ipê. Também atua para identificar as demandas dos estudantes, garantindo as condições necessárias para que permaneçam na escola. Oferece, ainda, suporte à Pastoral e à Ação Social em projetos e atividades, dedica-se a representar a escola em eventos filantrópicos e presta contas à Congregação de Santa Cruz, ao Ministério da Educação e à Defesa Civil.
Para o Santa Plural, programa de educação antirracista e ampliação da diversidade racial, realiza as entrevistas com as famílias candidatas à bolsa e a validação da documentação socioeconômica. Depois, participa da comissão do processo de seleção dos candidatos que se enquadram nos critérios e, com os alunos já matriculados, acompanha a manutenção anual de bolsa e seus subsídios (material, uniforme, oficinas, refeição).
O Teatro do Colégio Santa Cruz nasceu de um sonho antigo de seus fundadores. Inaugurado em 3 de setembro de 2002, o espaço cultural celebra a arte dramática, a música e as artes plásticas. Com uma equipe que cuida de sonoplastia, iluminação, limpeza e palco, o teatro mantém os holofotes acesos e as cortinas abertas para projetos pedagógicos, como a Mostra de Teatro, e para eventos internos e externos, como seminários, celebrações, formaturas, espetáculos e missas.
É responsável pela infraestrutura de rede e Wifi, telefonia, controle de acesso e circuito fechado de TV. A área cresceu muito ao longo dos anos. Só para se ter uma ideia, no começo da informatização, o Colégio contava com 12 computadores e internet de 128 KB. Hoje, possui mais de 4 mil dispositivos (entre celulares e notebooks) conectados à rede e internet de 1,5 GB. A área de TI funciona das 7h às 22h, oferecendo suporte para estudantes e educadores. Seus profissionais cuidam, diariamente, de 110 salas de aula, cerca de 700 chromebooks e notebooks e 42 máquinas presentes nos dois laboratórios de informática da escola.