A violência política utilizada no período do “Terror” isolou politicamente os revolucionários jacobinos. Robespierre, Danton, e Saint-Just acabaram todos guilhotinados em 1794. Com a queda dos jacobinos, os mais moderados girondinos passaram a ganhar força. Ao mesmo tempo, o ônus das guerras travadas com outros países somava-se incessantemente às perdas das batalhas internas.
Por fim, o enfraquecido Estado francês não conseguiu cumprir as promessas da revolução e ficou sob o controle daqueles que veriam os avanços mais radicais da revolução derrubados. Nesses tensos anos de múltiplos conflitos, um militar de baixa nobreza se destacou nas campanhas externas: seu nome era Napoleão Bonaparte e, em 1799, seu golpe de Estado marcaria a transição da França de uma república revolucionária para, mais uma vez, um regime autoritário.
Após a coroação de Napoleão em 1804, David, já com 56 anos, tornou-se o pintor oficial do imperador. “Napoleão Cruzando os Alpes”, quadro pintado em estilo neoclássico, é uma das mais famosas obras que representa esse novo momento da história francesa.
O pintor da história, incentivado pelo governo.
Fonte: Bodleian LibrariesAlexandre, o Grande, em seu cavalo.
Fonte: WikipediaToussaint Louverture, líder da Revolução Haitiana.
Fonte: WikipediaCapa do álbum Cowboy Carter (2024), da cantora norte-americana Beyoncé.
Fonte: WikipediaDiretor Geral
Fábio Marinho Aidar
Diretora Pedagógica
Débora Vaz
Diretora do Ensino Fundamental 2
Joana Procópio de C. F. França
Coordenadoras Pedagógicas do Ensino Fundamental 2
Cristiane Pires da Motta
Fernanda Luciani
Orientador Educacional do 8º Ano
Tiago Tavares de Lima
Elaboração
Maurício Ferreira Freitas (História)
Beatriz Ruffino (Biblioteca)
Paola Nogueira (Editoração)
O Renascimento retomou a antiguidade greco-romana como fonte verdadeira de beleza e saber. Entretanto, ao contrário dos pagãos da Antiguidade, os renascentistas se viam em uma época posterior à vinda de Jesus Cristo e, por esse motivo, acreditavam que podiam atingir os valores estéticos da Antiguidade Clássica, mas produzir obras ainda melhores.
Arte renascentista
A arte barroca, associada ao movimento da Contrarreforma, colocava a emoção antes da racionalidade. Os pintores buscavam representar, principalmente, cenas cristãs que causassem impacto emocional no observador.
Barroco
A França do século XVII e XVIII foi caracterizada pela centralização política em torno de um monarca soberano. O Palácio de Versalhes, construído para o Rei Sol (Luís XIV), simbolizava o luxo e o excesso da aristocracia. Nessa mesma época, o resto da população, que era a vasta maioria, se via alienado pela extravagância das elites. O estilo artístico dominante nesta época foi o Rococó, cujas principais temáticas eram associadas à frivolidade e retratavam, com frequência, o amor e o cotidiano dos aristocratas.
Rococó