Escritas que nascem do encontro

A trajetória de educadoras do Colégio Santa Cruz é recontada pelos jovens jornalistas do Falaí!

Nossa escola é construída, em primeiro lugar, pela ação de muitas pessoas. Mas, será que conhecemos todas elas? Quem são as profissionais que cuidam da manutenção das instalações? Quem deixa as salas, quadras e corredores sempre limpos? Quem zela pela segurança das crianças, jovens e adultos? Quem faz a curadoria dos livros da biblioteca?

No mês de março, motivados(as) pelo Dia Internacional das Mulheres, passamos a observar, com olhar investigativo, quem são as mulheres que exercem essas funções em nossa escola.

Nesta publicação, doze dessas mulheres que fazem a escola acontecer se tornam protagonistas de textos jornalísticos. Profissionais com identidades e histórias de vida que, no Santa, contribuem para o acesso à educação das crianças, jovens e adultos que estudam em nosso colégio.

Aqui, você encontra dois tipos de texto: entrevistas ping-pong, que reproduzem o encontro entre entrevistadas e jornalistas, e reportagens-perfis, textos autorais que combinam entrevista, pesquisa e observação. Todos produzidos por nossos jovens repórteres do Ensino Fundamental 2. Convidamos você a passear pelas páginas, conhecendo as diferentes trajetórias! Se quiser saber mais sobre nosso caminho jornalístico, acesse a página Sobre.

Boa leitura!

Escritas que nascem do encontro

A trajetória de educadoras do Colégio Santa Cruz é recontada pelos jovens jornalistas do Falaí!

Nossa escola é construída, em primeiro lugar, pela ação de muitas pessoas. Mas, será que conhecemos todas elas? Quem são as profissionais que cuidam da manutenção das instalações? Quem deixa as salas, quadras e corredores sempre limpos? Quem zela pela segurança das crianças, jovens e adultos? Quem faz a curadoria dos livros da biblioteca?

No mês de março, motivados(as) pelo Dia Internacional das Mulheres, passamos a observar, com olhar investigativo, quem são as mulheres que exercem essas funções em nossa escola.

Nesta publicação, doze dessas mulheres que fazem a escola acontecer se tornam protagonistas de textos jornalísticos. Profissionais com identidades e histórias de vida que, no Santa, contribuem para o acesso à educação das crianças, jovens e adultos que estudam em nosso colégio.

Aqui, você encontra dois tipos de texto: entrevistas ping-pong, que reproduzem o encontro entre entrevistadas e jornalistas, e reportagens-perfis, textos autorais que combinam entrevista, pesquisa e observação. Todos produzidos por nossos jovens repórteres do Ensino Fundamental 2. Convidamos você a passear pelas páginas, conhecendo as diferentes trajetórias! Se quiser saber mais sobre nosso caminho jornalístico, acesse a página Sobre.

Boa leitura!

Diretor Geral

Fábio Marinho Aidar

Diretora Pedagógica

Débora Vaz

Diretora do Ensino Fundamental 2

Joana Procópio de Carvalho Ferreira França

Coordenadoras Pedagógicas do Ensino Fundamental 2

Cristiane Pires da Motta

Fernanda Trindade Luciani

Núcleo de Educação Digital (NED)

Moisés Zylbersztajn

Ana Carolina Vieira Ribeiro

Editores

Raphael dos Santos Gonçalves

Tatiana Garcia Luz de Carvalho

Projeto Gráfico

Paola Nogueira

Design Digital

Paola Nogueira

Léo Yanaguihara

Provocados(as) por charges selecionadas pela ONU Mulheres, iniciamos nosso módulo discutindo desigualdade de gênero. Pensamos juntos e juntas o que nos incomoda e como podemos atuar, por meio do jornalismo, para mudar essa realidade.

A partir do famoso “carômetro” organizado pela equipe do Colégio, identificamos as educadoras que atuam em diferentes setores. Ao olhar para os nomes e fotografias, memórias e curiosidades foram despertadas e, assim, avançamos na tarefa de selecionar doze educadoras que protagonizam nossos textos. Alinhados à nossa proposta editorial, tivemos o compromisso de privilegiar mulheres que trabalham em diferentes setores e considerar aquelas que nem sempre estão em diálogo com a maioria dos estudantes no cotidiano escolar.

Tendo decidido quem seriam nossas entrevistadas, voltamo-nos ao estudo dos gêneros. Tínhamos como objetivo aproximar os(as) estudantes da reportagem-perfil e da entrevista como tipos textuais jornalísticos, conhecendo suas características e experimentando-os na prática, desde a elaboração de perguntas, até a edição do material.

Aqui cabe dizer que, neste ano, o grupo é composto por repórteres com mais experiência, que já estão no Falaí! há mais de um ano, e por repórteres iniciantes que, em 2023, somaram-se à nossa equipe. Dessa forma, os desafios são adequados ao tempo de experiência de cada grupo.

Cuidar da coesão entre a produção das duplas ou trios de repórteres e a intenção da equipe editorial foi um dos objetivos trabalhados, pois, mesmo que os tipos textuais sejam diferentes, e que as entrevistas nos conduzam para lugares distintos, a publicação deve ser uma produção coletiva.

Com a colaboração e a gentileza de nossas entrevistadas, pudemos reuni-las em duas salas do Colégio para realizar uma grande sessão de entrevistas. Acompanhados de gravadores e bloquinhos de notas, os repórteres receberam as educadoras e administraram entrevistas nas quais tinham como objetivo entender a história de vida, a atuação profissional e o cotidiano de cada uma delas.

Ao final da sessão, entrevistadores(as) e entrevistadas se juntaram para registrar as fotografias que ilustram cada um dos textos jornalísticos.

De volta à redação, os(as) jovens jornalistas revisitaram os áudios das entrevistas, elaboraram os textos e revisaram o material.

Ao final do processo, construímos uma parceria com a equipe de Projetos Digitais da Editoração, alinhando a produção deste site, o qual dialoga com o projeto gráfico original do Falaí! e contempla as demandas desta publicação. Os(as) estudantes da oficina foram desafiados, também, a se adequarem ao formato, pensando sobre número de caracteres da manchete, por exemplo.

Finalizamos este módulo de estudos do curso com o olhar mais atento às questões de gênero, conhecendo novos tipos textuais e reconhecendo figuras importantes da nossa escola.

Esperamos ter compartilhado esses aprendizados com você também.

Raphael Gonçalves e Tatiana Luz

Professores do Falaí! e editores da publicação